Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tempo, tempo mano velho...



“Hoje o tempo voa, amor”. Na verdade a maioria dos dias é assim... E tem horas de monotonia e tédio que ele cursa tão devagar que só conseguimos pensar em quando tiver passado. A ansiedade faz isso: põe freio no tempo fazendo ele se arrastar sem fim. No entanto, se não prestamos atenção e ficamos anestesiados, ele continua passando imperceptível.  Ou seja, o tempo muda de acordo com nossa percepção.  No fim, o tempo é apenas uma ilusão. De forma simples acontece, sem que possamos vê-lo, senti-lo ou percebê-lo.
Ocorre que nosso cérebro, todos os dias processa observações de pessoas, objetos, movimentos, nascer e pôr do sol, verificando todas as novidades e incentivando que hábitos e conceitos sejam criados ou mantidos.
A primeira vez de qualquer experiência é intensa e requer a dedicação de muitos recursos para compreender o que está acontecendo. Mas a cada vez que ocorrer uma repetição dessa experiência, o nosso cérebro deixará de processar conscientemente essa repetição, automatizando pensamentos, deletando experiências duplicadas que no final deixam de contar no saldo do dia. Por isso, no decorrer dos anos o tempo parece passar mais rápido devido essa repetição de experiências, e quanto mais idade, mais o processo é acentuado. Com a idade é normal que tudo se repita. Você conhece as mesmas pessoas, depara com os mesmos problemas e as experiências de verdade vão diminuindo, daí a sensação de que você faz aniversário cada vez mais rápido.
 Em crianças tudo é novidade e faz a mente parar para pensar e processar a informação, o que faz que o dia pareça ter sido longo. Dias longos e  cheios de novidades e anos que duram eternidades fazem parte da realidade temporal de uma criança.
Outra coisa interessante é que nos momentos em que não estamos em guerra com nossas percepções sobre o tempo, ficamos elegendo nossas melhores memórias. Estima-se que mais da metade das conversas tenham referências a eventos passados. E quando não estamos voltando ao passando, ficamos projetando o futuro, ou seja, viajando mesmo no tempo, nas memórias cristalizadas e nos projetos com mil potencialidades.
O que dá pra concluir é que enquanto ele passa “vamos viver tudo que dá pra viver, vamos nos permitir”.

"Por mais que o tempo possa parecer a passagem das horas, vão parecer curtos se pensar que nunca mais há de vê-los passar."
( Aldous Huxley )

3 comentários:

Morena disse...

O tempo é tão complexo né?

bjs,

Morena
www.todamocinha.com

Mi disse...

o importante e ser feliz!
bom fds
beijinhos

Gabi Soares disse...

Aproveitar o máximo possível, pois o tempo voa e não volta!
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com